quinta-feira, 29 de abril de 2010

O PODER DAS PALAVRAS




A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Colossenses 4:6

É interessante pensar como usamos este instrumento dado por Deus:As palavras.
Proferimos muitas....Recentemente um estudo americano divulgou que os homens falam em média 1.500 palavras por dia,enquanto que as mulheres falam 3.000(o dobro).
Bom,estudos a parte o que nos cabe é saber o enorme poder das palavras,e levar conosco a responsabilidade do poder que elas possuem.
Palavras proferidas não voltam mais,elas vão e muitas vezes causam dor nas pessoas.
Quantas vezes nos arrependemos porque falamos demais,quando poderíamos nos conter e evitar magoar ou ser magoados.
Muitas vezes é uma brincadeira que poderia ser evitada,uma resposta de tom ríspido ou até mesmo gritos desnecessários.
As palavras são ferramentas em nossas mãos.Podemos usá-las para duas funções contrárias:Abençoar ou amaldiçoar.
Devemos nos esforçar para usar nosso rico vocabulário para a Glória de Deus.
Uma frase a qual eu desconheço o autor diz que a palavra deve ser usada quando ela for mais interessante que o silêncio.Outra frase diz que a palavra vale prata e o silêncio vale ouro.
Sou uma pessoa extremamente sanguínea, e esta característica que muitas vezes se torna um defeito me faz pagar o preço da autenticidade.Sim porque minha mãe já dizia:"Minha filha,quem fala o que ouve oque não quer".
Posso afirmar que me arrependi mais por falar do que por não falar.
Em minhas orações sempre peço ao Senhor que abençoe minhas palavras e creio que Ele o faz,mas eu também preciso vigiar e ser tolerante no que digo.
Bom, na bíblia o próprio Jesus nos mostra isto de forma clara,Ele sempre fora direto com as pessoas,suas palavras eram claras e sempre úteis.
Em nenhum momento de seu ministério Ele não jogou palavras ao vento e muito menos disse algo que não estivesse ligado no seu próposito maior:Nossa salvação.
Que tenhamos sempre em nosso coração o grande exemplo de Jesus,que se esvaziou de si e deu lugar á um plano maior,usando sua boca para abençoar,profetizar,curar,exortar,fortalecer,edificar,restaurar.Jesus é o ser mais habilidoso no uso das palavras.
Ele é o nosso melhor referencial dos frutos do espírito:Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Sigamos pois os passos de Jesus e usemos nossa boca em favor das pessoas,com sabedoria que vem do alto.


Fiquem na paz!!!

Laninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário